sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Raio X: Rainbow in the Dark - Perguntas Dificeis de Responder



Quando há um raio, sempre fico deprimido.
Por que ele é livre e vejo que sou eu
que estou perdido e jamais encontrado.

Eu clamo por magia, eu a sinto dançando na luz
Mas ela estava fria, eu perdi meu controle
Para as sombras na noite

Não há sinal de manhã chegando
Você foi deixado sozinho
Como um arco-íris no escuro

Seus demônios, eles sempre te deixam ir?
Quando você tentou, eles se esconderam bem no fundo
É alguém que você conhece?

Você é apenas um retrato, uma imagem capturada no tempo
Nós somos uma mentira, você e eu
Somos palavras sem rima

Não há sinal de manhã chegando
Você foi deixado sozinho
Como um arco-íris no escuro

Quando há um raio, sempre fico deprimido.
Por que ele é livre e eu vejo que sou eu
Que estou perdido e nunca encontrado.

Sinta a magia, sinta-a dançando no ar
Mas é o medo e você o ouvirá
Ele chamará você, cuidado

Não há sinal de manhã chegando
Não há nenhuma visão do dia
Você foi deixado sozinho
Como um arco-íris no escuro



O raio-x de hoje é talvez o mais viagem de todos. Falaremos sobre a “Rainbow in the dark“ de  Ronnie James Dio, um ícone do heavy metal que nos deixou recentemente. Muito já foi dito sobre a importância de Dio para o heavy metal e acredito que muitos sentiram que a música jamais seria a mesma. Rainbow in the Dark é um ótimo exemplo do grande legado de Dio.

O que é liberdade? Parece ser este o tema principal da música. Liberdade para alguns é poder fazer o que quiser, como quiser, quando quiser. Para outros a liberdade é ter oportunidades. O conceito liberdade é difícil de definir, como seria o mundo se não houvesse nada que limitasse as nossas vontades?

Nessa música percebemos um clamor por liberdade, como se alguém estivesse preso em seus próprios medos. O “arco-íris no escuro” é uma metáfora excelente: O que adianta um espetáculo de cores da natureza se não possamos ver? O que adianta ser uma ótima pessoa, cheia de qualidades, que o mundo não pode ver? O que adianta ter potencial se ele nunca é liberado?



Nesta música o pessimismo é constante. Talvez essa inveja da liberdade do raio seja uma necessidade de ter uma união com a natureza. A natureza é livre, a natureza é o arco-íris, a natureza é tudo o que ela pode ser. Mas nós humanos, somos um poço de potencialidades. Será que somos tudo o que poderíamos ser? Vivemos uma vida cheia de obrigações sociais, econômicas, culturais, familiares etc. quando é que podemos ser aquilo que queríamos ser? Será que, se pudéssemos nascer de novo, faríamos tudo igual? Essas são as perguntas que invadem a minha cabeça enquanto ouço esta obra prima que é “Rainbow in the Dark”.

2 comentários:

  1. Ótiam analize,Dio como sempre genial!

    ResponderExcluir
  2. Talvez a inveja do raio da capacidade dele de ser visto até mesmo na mais profunda escuridão, ou melhor, quanto menos luz, mas o raio aparece...

    Isso é a liberadde do raio. Seu potencial é visto seja no dia ou na noite.

    ResponderExcluir