segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Metal Nacional: Maloqueiro e sem futuro neste "Mundo Cao"


O heavy metal no Brasil sempre foi forte, apesar de estarmos fora do eixo norte que centraliza a produção de bandas, temos grandes ícones do estilo. Já ficou até clichê falar do destaque internacional de bandas como Sepultura e Angra. Devido à mudança da indústria musical após a falência da “mídia” CD, parece que a cena nacional deu uma esfriada. Ainda aparecem boas bandas no “mainstream”, mas as casas de show (pelo menos aqui em são Paulo) estão muito mais voltadas para as bandas covers,  está mais difícil conhecer coisas novas atualmente, ainda mais ao vivo. Para minha surpresa, recebi um e-mail divulgando este clipe:



A banda é a Mundo Cao formada por Zeca Salgueiro (baixo/voz), Fabio Gadel (guitarra/voz) e Ivan Busic (bateria, aquele do Dr. Sin). Essa música tem uma cara de anos 80 inegável, um hard rock de qualidade com riffs bem trabalhados e um ótimo vocal. É interessante essa estranheza que ouvir hard rock ou heavy metal em português causa. Aparentemente, o que causa essa sensação de que tem algo faltando é apenas o costume, afinal a língua portuguesa não deixa nada a desejar ao inglês ou qualquer outra língua. Talvez o único empecilho seja mesmo a dificuldade na divulgação internacional.

O bom de a música ser em português é que a letra salta aos ouvidos, uma ótima letra por sinal. Ela traz um conceito bem interessante. Pense, algumas vezes, esperamos que pessoas com dificuldades se mantivessem dentro das “regras do jogo” e criticamos quando, apesar de toda a dificuldade, alguém roube algo, se perca nas drogas, trabalhe para o tráfico etc. Mas este tipo de pensamento ignora o fato de que, muitas vezes, a própria pessoa leva uma vida tão ruim, que o custo/benefício de cometer aquele ato vale a pena, mesmo que ela própria talvez condene. A pessoa sabe que pode ser presa, que pode apanhar, que vai ter que fugir por um tempo e até, que está aumentando o seu tempo em algum tipo de purgatório dependendo das crenças dela. Essa ideia é importante relevar quando falamos de desigualdade e segurança pública.



O blog do vocalista é http://zecasalgueiro.blogspot.com, dê uma passadinha lá para conhecer mais. Se você tem uma banda, ou conhece alguém que tenha, faça como os caras do Mundo Cao e nos envie pelo Twitter @FilosofiaMetal, ou pelo meu e-mail (vinicius.nas.silva@gmail.com), se for bom e tiver o espírito do blog, o espaço aqui é garantido!


Um comentário:

  1. Gostei da sonoridade da banda. Como você disse, anos 80 inegável. E por muitas vezes, me soou como Titãs ou até mesmo Chico Science.
    Vou conhecer um pouco mais da banda!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir