sábado, 17 de setembro de 2011

Review: Forevermore - O Bom e Velho Whitesnake.

Desde quando eu comecei a me interessar por música, sempre que me perguntavam “que tipo de música você gosta?”, eu respondia o clássico “Heavy Metal e Hard Rock”. Ainda bem que ninguém me perguntava “Mas qual é a diferença?”, porque a resposta nunca foi fácil para mim. É difícil delimitar aonde começa um e acaba outro, tanto que muitas vezes eles se misturam para fazer um ótimo espetáculo como deve ter sido Whitesnake e Judas Priest juntos! (pelo menos foi na ultima vez que vieram)



Infelizmente não pude ir neste ultimo show deles em São Paulo, pois o ingresso do show do Blind Guardian de Curitiba já estava comprado a mais de seis meses, mas ouvindo o CD novo “Forevermore” do Whitesnake só posso imaginar que tenha sido fantástico. É incrível a capacidade que eles têm de manter a sonoridade da banda intacta e fazer álbuns empolgantes por tanto tempo. Músicas como “Love Will Set You Free” e “Steal Your Heart Away” merecem estar naquelas coletâneas que volta e meia essas bandas lançam para cumprir contrato com a gravadora.

É admirável ver a coragem que os caras do Whitesnake têm para andar nessa corda bamba que é lançar CDs novos durante tanto tempo sem se reinventar. Os fãs de Hard Rock (e os de Heavy Metal também) são sempre muito exigentes em relação a sonoridade de suas bandas favoritas. Da mesma forma que é difícil mudar a sonoridade e manter o público antigo, manter as características clássicas sem parecer uma caricatura do ápice da banda não é nada fácil. Whitesnake conseguiu em Forevermore, os fãs agradecem.



Tentando responder a questão do primeiro parágrafo, a resposta é simples, não há divisão. Nos EUA e no Canadá é tudo Heavy Metal, assim fica bem mais fácil. Hard Rock é para mim, desde que eu vi aquele documentário “A Headbanger’s Journey”, mais uma boa vertente de heavy metal e vai ser assim que esse blog tratará essa questão.



2 comentários:

  1. Verdade. Whitesnake tem se mantido entre as bandas que passaram por gerações e continuam fazendo músicas que os fãs mais antigos e também os mais novos gostam.

    ResponderExcluir
  2. Fui no show do Rio e foi ótimo. O Coverdale está cantando MUITO.
    E as músicas novas estão muito boas, Steal Your Heart Away já é clássico absoluto pra mim.

    ResponderExcluir