terça-feira, 25 de outubro de 2011

Profile: Hard Rock - 1970, a década de ouro.


A história do heavy metal e do Hard Rock começa em maio de 1968. Neste ano estudantes de Paris saíram nas ruas para reivindicar melhorias na educação, além de mais liberdade de expressão. Este movimento reverberou por todo o mundo, os jovens saíram nas ruas em vários outros países da Europa e até nos EUA e no Brasil. Foi o grito da liberdade da juventude que era vista só como um problema, finalmente mostrou para o mundo que tinha algo a falar. Só em um ambiente como esse que o rock poderia passar a ser agressivo de verdade.

Neste ano foi gravada a música que muitos atribuem como a fundação do Hard Rock: a "Helter Skelter" dos Beatles. De acordo com o próprio Paul McCartney essa música é uma metáfora entre um brinquedo de escorregar britânico e a queda do império romano. Mas foi interpretada de várias formas e claramente influenciou muito do que viria por aí. Outras bandas que nessa época influenciaram o hard rock dos anos 70 foram o Jeff Back e o Iron Butterfly.



Paralelamente a isso, já no começo de 68, a banda Blue Cheer lançava o seu primeiro álbum, o “Vincebus Eruptum” que já dá pra chamar de Hard Rock, apesar de a banda ter, posteriormente, seguido o caminho do rock psicodélico. De acordo com a própria banda, o que eles faziam era “distorcer o blues até ele ficar irreconhecível”. Neste CD já é possível identificar os elementos que seriam a marca dos anos 70, como a guitarra distorcida e a experimentação musical.

Mas as coisas começam a ter a dimensão merecida quando, em Julho de 1968, Jimmy Page (guita... você sabe né?) forma a banda “The New Yardbirds” com Robert Plant (vocal), John Bonham (Bateria) e John Paul Jones (que substituiu Chris Dreja no baixo). Após alguns shows,  mudaram o nome para Led Zeppelin ainda no mesmo ano. Led Zeppelin é uma das mais importantes bandas da história. Apesar da carreira curta (a banda acabou em 1980), eles influenciaram o rock tanto musicalmente quanto visualmente. A sonoridade dos caras é difícil de definir, é um blues misturado com progressivo com solos rápidos e bem trabalhados, além de muitas influencias de outros estilos, como o Jazz e o Folk Rock. A música que eu particularmente mais curto deles é a “Rock and Roll”, clique e ouça!



Outra banda que é referência quando se fala de Hard Rock é o Deep Purple. Para mim, é a melhor banda dessa época e é concenso os caras são um marco no estilo. Diferentemente do Led, Os caras do Deep Purple demoraram um pouco mais para encontrar o estilo que marcaria a história da banda, foi só quando Ian Gillan (vocal) e Roger Glover (baixo) entraram no lugar de Rod Evans e Nick Simper, e se juntaram a Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (Teclado) e Ian Paice(bateria) que a banda finalmente encontrou o caminho no disco “Deep Purple in Rock”. Mas creio que a obra prima dos caras (e, na minha opinião de fã, da década) foi o Machine Head. Este disco tem a música que eu mais gosto dos caras, a “Highway Star”, além da clássica “Smoke on the Water”.

Apesar de eles não gostarem do rótulo, a sonoridade deles muitas vezes se confunde com heavy metal, é difícil definir um estilo para uma banda com mais de 40 anos de estrada, mas a forte distorção da guitarra, a voz potente de Gillan e a presença marcante do teclado, são marcas registradas. A banda passou por diversas formações nesses anos, a história do Deep Purple está recheada de estrelas como Joe Satriani (guitarra), David Coverdale (vocal) e Glenn Hughes (baixo,vocal). Uma música que eu aconselho das fases posteriores é “Stormbringer”!



O Hard rock dos anos 70 não era feito apenas de bandas inglesas. Nos EUA, em 1971, Alice Cooper atinge grande sucesso com o álbum “Love it to Death” e no ano seguinte com o disco “School’s Out”. O estilo musical deles já era um pouco mais comercial, mas muito inovador, e é em 71 que eles começaram a transformar o show em uma apresentação teatral regada de efeitos que simulavam cenas de horror com sangue e até cobras. A minha recomendação deles é a “Bed of Nails”. Outra banda americana que ditaria a sonoridade do Hard Rock na década seguinte é o Aerosmith. Apesar de não ter feito sucesso já em seu lançamento, o primeiro disco dos caras, o“Aerosmith”, tem duas das melhores músicas da banda, a “Dream On” e a “Mama Kin”, além de várias outras músicas foda. Mas o CD que realmente definiu a influência do Aerosmith foi o “Rocks”, que contava com a fodástica “Back in the Saddle”. Neste disco já possível ver os elementos que influenciariam o glam metal dos anos 80.

Apesar de Alice Cooper e Aerosmith terem sido importantes na inspiração da sonoridade e do visual do rock nos EUA, nada se compara ao fenômeno que foi o Kiss. Tratar o Kiss apenas como uma banda não faz justiça ao que esses caras representaram, eles estavam mais para super-heróis. Eles são a personificação do "sexo, drogas e rock ‘n’ roll". Os caras eram uma máquina de vender qualquer tipo de coisa, tinham uma legião de fãs fanáticos e outra de pessoas que os acusavam de todo o tipo de subversão. Musicalmente eles não ficavam atrás, com alguns elementos pops, agradavam uma gama inacreditável do público. Além do mega clássico “Rock and Roll All Nite” uma música que aconselho a ouvir é “Lick it Up”.



Voltando para Inglaterra, não posso deixar de falar de Queen. A banda que viria a consagrar Fred Mercury como um dos melhores vocalistas do Rock começou, em 1970, com uma sonoridade pesada pra época, em seu primeiro álbum “Queen” usando já elementos do incipiente Heavy Metal. Mas foi com o “A Night At Opera” que eles conseguiram alcançar o topo das paradas do Reino Unido. O Queen elevava o Rock da época até um patamar erudito, influenciou muitas bandas com a mistura de música clássica. São poucas as bandas que têm composições com melodias tão bem feitas. A que eu mais gosto é a “Spread your Wings”.

Os anos 70 tiveram outras grandes bandas, como Rush e Thin Lizzy que valem a pena serem ouvidas, além de bandas como AC/DC e Van Halen que também marcaram parte da década, mas como eles também foram fortes nos anos 80, falarei deles em outro post. Não é fácil detalhar muito uma década inteira de bandas tão boas. poucas bandas posteriores alcançaram tamanho renome. Este texto serve apenas como um guia para quem ainda não teve tanto contato com os gigantes que ajudaram a fundar o nosso tão querido e estimado heavy metal.


3 comentários:

  1. Poxa, bom post cara. Uma viagem por esse mundo que é o rock n roll e principalmente o hard rock. Na maioria das vezes, costumam considerar hard rock só Guns, Skid Row, Motley crue... Mas se tem 2 bandas que você falou aí que considero verdadeiramente hard rock são o Led e o Deep Purple. Eu não sei dizer minha música preferida de Led, mas é algo entre Black dog, Since I've been loving you e Stairway to Heaven. Já Deep Purple, tenho certeza ser Highway Star. Smoke on the Water prefiro na versão Death do Six Feet Under.

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço a maioria dessas bandas aí que vc citou, sem dizer que sabe que eu adorooo Van Halen...isso quer dizer que???? (Este texto serve apenas como um guia para quem ainda não teve tanto contato com os gigantes que ajudaram a fundar o nosso tão querido e estimado heavy metal.)Tem alguma relação com o Metalllllll????

    ResponderExcluir
  3. Van Halen tem muito a ver com o metal, principalmente no jeito de tocar a guitarra. o Eddie Van Halen é ídolo de muitos dos melhores guitarristas do estilo

    ResponderExcluir