sábado, 15 de outubro de 2011

Review: Epilson - Evocando as vozes do seu coração


No geral, as bandas de heavy metal cumprem muito bem o seu papel de “mau”. Algumas bandas fazem críticas severas ao sistema, outras ironizam a tradição e o costume, algumas também invocam seres mitológicos ligados a crueldade como temática e, muitas delas, simplesmente descrevem situações violentas sem nenhuma temática definida. Mas, apesar de ser totalmente válido esse lado maligno, algumas bandas são um pouco mais “felizes” e, entre elas, temos a finlandesa Dreamtale com o seu épico álbum intitulado “Epilson”.



Esse tipo de música fantasiosa que narra grandes eventos e evoca um heroísmo ideal, libera o que há de pior em mim. Não canso de ouvir discursos inflamados, frases de efeitos e coisas que se relacionam com coragem e senso de dever. Quando isso se mistura com linhas melódicas elaboradas e um refrão longo e épico, pronto, meu lado brega aflora e eu ouço aquelas músicas como se elas falassem de algo muito mais “real” do que realmente falam. Muito parecido com a sensação de que conhecemos os personagens dos livros que lemos em sua mais íntima personalidade, ou quando torcemos pelo protagonista de um filme cujo final vai ser feliz de qualquer forma.

Todos esses elementos podem ser encontrados à exaustão em Epilson. Dreamtale foge um pouco da tendência atual do Power metal de misturar elementos de hard rock ou thrash metal. Eles ainda fazem o que, aqui no Brasil, chamamos de metal melódico. O teclado é muito presente nas composições e a guitarra é um pouco menos presente que o normal para elevar a importância das linhas de vocal. 



Gostei muito da décima faixa do CD, a “March to Glory”. Aliás, quando eu comecei a ler a sua letra, tive a impressão que tratava de temas religiosos, de tão sério que a letra evoca a sua fantasia. Claro que quando a música narra um anjo de luz dançando com uma besta e diz que o “bom e o mau são o mesmo, pelo menos” as coisas ficaram mais claras. As músicas “Angel of Light” e “Stranger’s Ode”  também me chamaram muito a atenção. Não deixe de ouvir Epilson!


Nenhum comentário:

Postar um comentário