sábado, 22 de outubro de 2011

Review: Elysium - A volta dos que não foram


A troca de integrantes acontece muito freqüentemente no heavy metal. Quem acompanha bandas como Iron Maiden ou Helloween sabe do que eu estou falando. Algumas vezes a troca faz bem e outras não, mas ela acaba marcando a história da banda. Quando Bruce Dickinson entrou no Iron Maiden, ele foi o ingrediente final para se tornarem a maior banda de metal da história, já quando Kai Hansen saiu do Helloween, este nunca mais foi o mesmo (apesar de ser ainda muito bom, mas de forma diferente). Em 2008, Timo Tolkki anunciou o fim do Stratovarius, mas, em 2011, o álbum Elysium veio para mostrar que ele estava errado.



A saída de Tolkki da banda foi recheada de informações desencontradas, acusações e ofensas. Como era aoenas um contra três, da pra imaginar por que, ao invés de apenas sair da banda, Tolkki declarou o fim dela, sem nem consultar direito os outros integrantes: o cara parece ser meio “sentimental”. Dá pra ver também que a banda quase acabou por causa de dinheiro e só continuou por causa de dinheiro, mas isso é normal.

Não acredito que seja fácil fazer a mesma coisa por décadas e manter a mesma paixão, sem contar o fato de os caras terem contas para pagar, claro. Acho que não dá pra exigir que todas as bandas tenham aquele “jeitão” dos caras do Deep Purple ou do AC/DC que já tão velhinhos e mesmo assim parecem amar o que fazem. Porém, acho que é possível sim uma banda se manter foda, mesmo que os integrantes não gostem mais de estar no palco tanto assim. Acho que é o que acontece com a maioria das bandas com certa rodagem.


Não sei se Elysium é o resultado de uma banda de mercenários, mas não tem problema, o CD ainda é um Stratovarius! Se eu não soubesse o que tivesse acontecido, dificilmente teria percebido que Tolkki não era mais quem compõe as músicas. Elas continuam com melodias incríveis, letras edificantes em solos rápidos - em suma, ainda é Stratovarius. Gostei muito das músicas, me chamaram a atenção a “Event Horizon” e a “Under Flaming Skies”. Não deixe de ouvir o CD novo do conturbado, mas ainda vivo, Stratovarius!


2 comentários:

  1. Mesmo amando oq faz, as vezes é necessario parar, o scorpions eh uma prova viva disso. Eles acabaram para "não se tornar uma caricatura doq eram no passado" ( frase dita pelo proprio vocalista cujo naum lembro o nome e estou com preguiça de olhar no google =P

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso é verdade... Existe uma frase que vi numa série japonesa que achei muito bem vinda:
    "É melhor morrer de pé do que viver de joelhos."

    Ainda não ouvi o novo cd do Strato, mas espero que ele não apague a boa imagem que a banda demorou decadas pra construir.

    ResponderExcluir