sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Raio X: Highway to Hell - Vivendo fácil, vivendo livre

 

Vivendo fácil, vivendo livre
Um bilhete para a temporada em uma rua de mão única
Sem pedir nada, me deixe em paz
Pegando tudo em meu caminho
Não preciso de razão, não preciso de rima
Não tem nada que eu prefira fazer
Descendo, hora da festa
Meus amigos vão estar lá também

Estou na estrada para o inferno

Sem sinais de "pare", sem limites de velocidade
Ninguém vai me fazer reduzir a velocidade
Como uma roda, vou rodar
Ninguém vai me sacanear
Ei Satã, paguei minhas dívidas
Tocando em uma banda de rock
Ei mamãe, olhe para mim
Estou no meu caminho para a terra prometida
                                                 
Estou na estrada para o inferno
Não me pare

E eu vou descendo, descendo até o fim
Estou na estrada para o inferno



No primeiro raio x do ano não poderia deixar de falar de uma música clássica. Highway To Hell é uma das músicas mais conhecidas do rock, enquanto o AC/DC é praticamente uma unanimidade. Além de ser uma música foda, a Highway To Hell tem bastante história.
                                                              
Tudo começou quando um jornalista perguntou a Angus Young como era a vida estando sempre em turnê, a resposta foi: “It’s a fucking highway to hell”. Os rumores de que a banda teria algum envolvimento com satanismo começaram a crescer (acho que toda banda de sucesso deve ter passado por isso) e a capa do próprio CD “Highway to Hell” não ajudou muito na defesa dos australianos. Apesar de eles sempre negarem qualquer envolvimento com o satanismo.

A letra da música em si parece até bem simples. Não acredito que ela tenha algum significado muito profundo além de viver na estrada como estrelas do rock indo ao encontro do inferno, por assim dizer. Mas, quando a mensagem é simples, ela abre bastante espaço para a interpretação e para a especulação e é isso que eu vou fazer aqui.



Uma vez ouvi em um podcast que hoje em dia vivemos menos porque temos medo da morte. A teoria é que se tratássemos a morte como algo mais natural, nós nos arriscaríamos mais e que “arriscar” é viver no fim das contas. Acho que esse tipo de visão combina bem com o teor da música.

Vendo a morte da perspectiva de um rockeiro, o destino mais sonoro é o inferno. Pense se a música se chamasse “highway to heaven”, causaria o mesmo impacto? Eu acho que não. O inferno, na minha opinião, é apenas a metáfora para morte, enquanto a estrada é a metáfora para a vida. Juntando tudo, a idéia é que viver é ir em direção a morte.

E como a vida é apenas uma única estrada e com um único sentido, tentar evitar o destino é um esforço em vão. Aquela máxima de que “o que se leva da vida é a vida que se leva” se encaixa bem com a letra da Highway to Hell. Já que o “sentido” da vida é a morte, não existiria um jeito “certo” de se viver: Não preciso de razão, não preciso de rima. Não vale a pena fazer qualquer outra coisa que você não queira ou, pelo menos, não tenha uma motivação clara. A ideia que me parece forte na música é que a gente mesmo escreve a nossa história, dentro das limitações impostas pela vida.

Claro que isso é só uma interpretação, mas a forma como Bon Scott morreu: sufocado pelo próprio vômito dormindo bêbado no banco de trás do carro de um amigo, seis meses depois do lançamento da Highway to Hell, música que ele ajudou a escrever, diz muito sobre como ele levava a vida. E, talvez, devido à visão de vida que ele tinha, ele tenha morrido feliz.


10 comentários:

  1. Só uma fotinha pra ilustrar: http://www.agadeskabloza.com.br/imagens/geral/acdcimage001.jpg

    ResponderExcluir
  2. Cara, nem vou me alongar muito porque vc sabe muito bem qual é a minha relação com o AC/DC... enfim, acho que é muito por aí mesmo, estamos todos numa estrada e terminaremos todos da mesma forma, independente da velocidade com que passamos por ela ou dos obstáculos que encontremos pelo caminho.
    Só espero que, realmente, "meus amigos estejam todos lá" quando eu chegar ao final desta estrada.

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse Raio X ficou muito bom!

    Realmente de uma letra simples da pra se encontrar um significado muito intenso e importante...

    Estarei lá contigo Daniel! I'm on a Highway to Hell!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa Highway to hell, Sou viciado em AC/DC esta com certeza é a melhor musica do grupo... É uma pena que pessoas limitadas não conseguem interpretar uma letra tão simples e falam do que não conhecem.

    ResponderExcluir
  5. AAhh veiu toma um gole ai e curte o som... nao importa como saiu as letras o som agrada fudeu.

    ResponderExcluir
  6. A vida é injusta pra caralho!!! Quem dera se fôssemos eternos!! Mas se é assim... que se morra feliz, curtindo a vida, cheia de mulheres e muita, mas muita cerveja, além de um baseadinho aqui e um whisky acolá...

    ResponderExcluir
  7. Eu vi em um documentário do empresário do AC DC, que Bon Scot costumava ir a um bar que ficava no final de uma rua, e essa rua era frequentada por pessoal das piores índoles daí ele escreveu essa música
    Realmente ela tem um significado bem simples

    ResponderExcluir
  8. Eu vi em um documentário do empresário do AC DC, que Bon Scot costumava ir a um bar que ficava no final de uma rua, e essa rua era frequentada por pessoal das piores índoles daí ele escreveu essa música
    Realmente ela tem um significado bem simples

    ResponderExcluir
  9. https://youtu.be/6I4RDNDUXMg. Aos 43:00 min fala sobre o álbum e sobre a profética música para Bon Scott

    ResponderExcluir
  10. Um pouco de historia....
    Highway to Hell ( auto estrada para o inferno).
    Ao contrario que muitos pensam esta musica não se trata de inferno do diabo kkkkk, nao ha nada disso essa musica se trata de uma estrada que vai a Perth (Australia) pelo deserto e a viagem toda pegavam muito sol na cara o calor era insuportável e foi dessa rodovia que Bon Scott tirou a letra auto estrada para o inferno .

    ResponderExcluir