quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Raio X: Angel of Death - Descrevendo o nazismo pelo seu lado mais perverso




Atenção: Esta música contém descrições detalhadas de processos de tortura.

Auschwitz, a verdadeira dor
O jeito que eu quero que você morra
Morte lenta, decadência imensa
Chuveiros que lhe purificam a vida

Forçados
Como gado vocês correm
Despojado do valor de sua vida
Rato humano, para o anjo da morte
Mais de quatrocentos mil para morrer

Anjo da morte
Monarca do reino dos mortos

Sádico, cirurgião da morte
Sadista do mais nobre sangue
Destruindo, sem piedade
Para beneficiar a raça ariana

Cirurgia, sem anestesia
Sinta a faca te perfurando intensamente
Inferior, sem utilidade para humanidade
Amarrado, gritando loucamente para morrer

Anjo da morte
Monarca do reino dos mortos
Açougueiro infame
Anjo da morte

Bombeado com fluido, dentro do cérebro
A pressão no seu crânio começa a
Empurrar os seus olhos
Carne queimando, pingando
Testes mentais queimam sua pele
Sua mente começa a ferver

Frio frígido quebra os seus membros
Quanto tempo você consegue aguentar
Neste funeral de água congelada?
Costurados juntos, juntando cabeças
Apenas uma questão de tempo
Até vocês serem esquartejados

Milhões jazem nas suas
Tumbas lotadas
Jeitos perversos de alcançar
O Holocausto

Mares de sangue, vida enterrada.
Sinta o cheiro de sua morte enquanto você queima
Lá no fundo, dentro de você
Abacinar, olhos que sangram
Rezando para o fim       
Do seu bem desperto pesadelo

Asas de dor buscam você
Sua face de morte te encarando
Seu sangue correndo frio
Injetando células, olhos mortais
Se alimentando dos gritos dos
Mutantes que ele está criando

Vítimas patéticas e inofensivas
Deixadas para morrer
Desprezível anjo da morte
Voando livre

Anjo da morte
Monarca do reino dos mortos
Açougueiro infame
Anjo da morte



"Angel of Death" do Slayer é uma das músicas mais controversas do heavy metal. Acredito que quem ouve esta música e a encara como apologia ao nazismo, parou de ler nos primeiros versos. Mas, mesmo assim, essa foi uma interpretação muito comum na data de seu lançamento, isso ainda é agravado pelo interesse que Jeff Hanneman (compositor da música) tem por medalhas nazistas.

O “Anjo da Morte” tratado na música é um médico nazista chamado Josef Mengele que ministrava experiências com os prisioneiros de Auschwitz. A música foca no sofrimento de suas experiências e traz um sentimento de angústia por toda a letra. A forma como Hanneman descreve as torturas é desesperadora, trata de coisas que nem passam por nossas cabeças quando pensamos em tortura. Quando ele diz “costurados Juntos” (Sewn Together), talvez ele esteja se referindo a experiência realizado com gêmeos, que tinham suas veias interligadas, algo que só um nazista fanático, e um grande filho da puta, pensaria.

Uma das principais críticas à música é que ela não deixa claro que os nazistas são maus, eu discordo totalmente. Quem lê essas palavras e não fica imediatamente revoltado, deve ter algum tipo de sadismo perverso. Na própria música ele fala que o tal do Mengele era um cara desprezível, infame e perverso. A resposta de Hanneman, quando perguntado dessa omissão é bem clara: “Nada do que eu pus na letra diz necessariamente que ele era um cara mau, porque para mim, bem, não é óbvio? Eu não deveria ter que te dizer isso”.



O que talvez incomode um pouco quem não gosta da música é o seu clima de documentário, a música é muito mais descritiva do que argumentativa. Talvez um nazista sádico consiga gostar do que está escrito e se identificar com o tal anjo da morte, mas no contesto de uma banda americana com integrantes de diversas etnias, é muita ingenuidade rotular Angel of Death como apologia ao nazismo.

Há quem acredite que, apesar de não fazer apologia, a música banaliza o sofrimento causado pelas atrocidades dos campos de concentração e defende que o tema não deva ser tratado de determinadas formas. Eu acho isso um terrível engano, quanto mais ouvirmos falar sobre o Holocausto, mais tentaremos evitar que ele se repita. Hoje há algumas pessoas - como Ahmadinejad, presidente do Irã. – que acreditam que o Holocausto não aconteceu. Muitas pessoas não sabem da sua gravidade e uma música como Angel of Death mostra que é algo que não pode se repetir.



Na minha opinião, o que os nazistas fizeram com seus prisioneiros - tanto judeus, como ciganos, russos e poloneses - em Auschwitz, é a demonstração que não podemos vacilar em relação aos direitos humanos. Se olharmos para Alemanha do século XIX, vemos um país com grandes filósofos e artistas, uma grande oposição ao utilitarismo tão em voga na época, grandes pensadores, que valorizavam a força dos indivíduos em relação ao todo. Esse mesmo país, devido ao turbulento início do século XX, acabou mudando a ponto de se tornar irreconhecível na mão dos nazistas, e o que no começo era, para o povo, um projeto de construção de uma grande nação, acabou se transformando em um estado totalmente despótico.

Quando passamos por determinadas crises, muitas vezes é mais fácil apontar um inimigo, qualquer que seja, ao invés de tratar o problema da forma correta. As pessoas são manipuláveis e o ódio une muito mais que respeito. É preciso sempre respeitar os indivíduos e seus direitos inalienáveis não importa quem seja. Qualquer tipo de violação de direito pode sempre se voltar contra você. Ter consciência dos erros do passado é muito mais frutífero do que fingir que nunca aconteceu. Uma música como Angel of Death é claramente uma denuncia do que o ser humano é capaz, e é extremamente importante que saibamos disso.


5 comentários:

  1. Eu acho a música fantástica. Tanto no quesito letra como no quesito melodia como no quesito interpretação. Como você mesmo disse, é impossível ler a letra e acreditar que quem a escreveu está apoiando o nazismo visto as coisas que ele diz sobre Mengele. Crítica muito bem feita e que transfere mesmo a sensação que os corpos sendo torturados no campo de concentração tiveram.
    Coincidência ou não, estou falando do Reign in Blood no blog. kkkkkkkkk Passa lá!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. Cara sou filho de alemães, voce pode não acreditar em min, mas meu avó foi um dos generais de Hitler, e fujiu para argentina em 1945 com o próprio Hitler e outros comandantes o Exercito nazista, ele ao ver que poderia ser morto por Americanos, e perceber que a Guerra havia sido perdida ele fujiu da Argentina e venho para Santa Catarina, onde teve 4 filhos Homens e 3 filhas, um deles e Meu pai Vicente Gonçalvez Fried Kirsh, sabe confesso a você que aos meus 15 anos quando descobri o quera o Nazismo, fiquei meio deprecivo, pois meu pai e ate hoje horrorizado por carregar o sebre nome de um Crapula Nazista, porém os meus outros tios alguns voltarão para Berlim, são Nazistas até a morte, e quanto a minha opinião sobre o Nazismo, e meio dificil de dizer, sou policial civil, estou prestes a entrar para um grupo especial da Policia de São Paulo, e me tornar tenente, admiro os lideres intelligentes e comandantes, aqueres que domina seus homens e exercitos apenas com palavra, Hitler pode ser um crapula maldito, mas do que era intelligente para convencer toda a uma nação a servilo, acho que não e coisa para qualquer idiota, eu vi alguns videos que meu tio tinha e ele honrava suas palavras, apesar de ser Nazista, mas para min estou pouco ai para o Nazismo, tenho amigos negros, conheci filhos de Judeos e não tive nada contra, inclusive a minha mãe e morena.

    Outra coisa que quero compartilhar com você, e que, a historia final de Hitler que a historia conta e mentira!!!!Hitler fujiu para Argentina onde queria implantar junto com o Presidente Argentino o 4 Reich, ele não morreu em Berlim ele morreu em 1964 de ataque cardiaco, meu avo morreu em 1970, foi enterrado na Argentina, misteriosamente no dia da sua morte uma grupo de Alemães vindo do nada, decidiram levalo para um cemiterio de Buenos aires, supostamente onde outros soldados Nazistas estava interrados junto a Hitler, para refrescar um pouco a sua mente vá no YouTube e digite "GObar filmes" la vai aparecer uma serie de documentarios de cerca de 10 min de duração, e fala mais ou menos o a verdadeira historia do Hitler,
    ate amigo

    ResponderExcluir
  3. Ah e poste esse video aqui
    http://www.youtube.com/watch?v=NGz4_Il1DyA

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e Aprendendo! Não acredito que todos os Nazistas eram pessoas ruins, muitas vezes o espírito da época justifica várias atrocidades.

    Quando tiver tempo vou olhar com calma os vídeos que você recomendou, continue contribuindo com o blog!

    ResponderExcluir
  5. E outra coisa cara que havia me esquecido, não sei se você sabe mas o Todesengel ou "Anjo da Morte", o melhor dizendo o Joseph Mengele, viveu na Argentina, Paraguai, e algumas cidades do Brasil, inclusive em Candido Godoi RS, onde misteriosamente desde a sua passagem por essa cidade, começaram a nascer gemeos, a cada 10 partos 2 são de gemeos, a maioria loiros de olhos azuis, e por fim viveu em cidades do interior de São Paulo, morreu afogado sabe aonde??Em Bertioga no litoral de são paul, isso mesmo em Bertioga, veja na Wikipedia a sua historia, e escreva no YouTube Joseph Mengele, e veja varios documentarios inclusive mundiais, retratando a sua historia.
    Ate mais...

    ResponderExcluir