quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Raio X: Electric Eye - não há nada que você possa fazer, ele está de olho


Aqui de cima no espaço
Eu estou olhando pra vocês
Os meus lasers traçam
Tudo o que vocês fazem

Vocês pensam que têm vida privada, não imaginam nada do tipo
Não há escapatória definitiva, eu estou observando todo o tempo

Eu sou feito de metal
Meus circuitos brilham
Eu sou perpétuo
Eu mantenho a pátria limpa

Eu fui eleito espião elétrico
Eu estou protegido, olho elétrico

Sempre em foco
Você não pode sentir o meu olhar
Eu dou um zoom em você
Você não sabe que eu estou lá

Eu tenho orgulho de sondar os seus movimentos secretos.
Minha retina sem lágrimas tiram fotos que podem provar.

Eu sou feito de metal
Meus circuitos brilham
Eu sou perpétuo
Eu mantenho a pátria limpa

Eu fui eleito espião elétrico
Eu estou protegido, olho elétrico

Olho elétrico, no céu, sinta o olhar, sempre lá

Não há nada que você possa fazer.
Desenvolvidos e expostos
Eu me sustento encima de todos os seus pensamentos
E então o meu poder aumenta.


No raio-x de hoje, vamos continuar no clima dos shows internacionais e falar de "Electric Eye" do Judas Priest! A importância do Judas para o metal é enorme, foi a primeira banda a não se ter dúvida se era heavy metal ou hard rock. Com mais de 35 anos de estrada, viram muitas bandas começar e acabar, mas o Judas Priest ainda tem muita lenha para queimar.

A Electric Eye segue uma linha bem característica do Judas Priest. Eles apresentam um monstro ou uma ameaça, algo para causar incômodo, para justificar a sonoridade pesada e agressiva de suas músicas. Mas a Electric Eye não é pura ficção, é também uma boa metáfora.

A música fala de um ser, que pode muito bem ser encarado como um monstro, uma máquina, ou um pouco dos dois. Ele foi criado para observar tudo o que fazemos detalhadamente. Aparentemente, isso é a única coisa que ele faz, o que não seria um grande problema se ele não contasse pra ninguém, mas, pelo menos, quem o criou deve ter acesso a essas informações.

Desde pequeno, de vez em quando, eu tenho a impressão de que alguém pode ver tudo o que estou fazendo e em que eu estou pensando. Essa impressão não se manifesta com freqüência, normalmente acontece em períodos de tédio, mais como algo para me distrair e viajar nas possibilidades, do que uma esquizofrenia (espero). A origem disso talvez seja que, na minha infância, essa pessoa que via tudo o que eu fazia e ouvia todos os meus pensamentos era Deus. Eu nunca tive nenhuma sensação de que alguém estivesse realmente me observando, mas é mais ou menos assim que as pessoas entendem um Deus pessoal, aquele que ouve todas as preces e julga todas as ações.

Parando para pensar, é um pouco assustador imaginar que alguém possa estar nos monitorando realmente. Pensando sociologicamente, a própria sociedade acaba cumprindo este papel. Não somos os mesmos em casa que na rua. Em casa nos preocupamos menos com as regras sociais banais, ficamos mais “à vontade”. O engraçado é que o julgamento das pessoas com as quais vivemos juntos afeta muito mais na nossa vida do que o julgamento das pessoas que passam pela gente quando vamos na padaria comprar pão, por exemplo. Dificilmente veremos aquelas pessoas de novo, mas não queremos que elas nos julguem mal, não queremos passar vergonha.

Agora imagine que uma pessoa, ou varias, pode ver tudo o que você faz, sempre. Esse é o medo invocado em Electric Eye. Este olho elétrico espião de metal com circuitos brilhantes não se contenta só em te observar, ele quer te expor, provar para quem quiser ver o que você fez. Ele sente prazer em te desmascarar, sente orgulho disso, ele quer manter a pátria limpa e ele faz isso tirando qualquer possibilidade de vida privada, de descanso mental, é uma tensão constante. É assustador.

Tudo isso me lembra muito o efeito causado quando eu li 1984 de George Orwell. Imagine ter uma câmera em todos os cômodos da sua casa e ao menor sinal de insatisfação você corre o risco de ser torturado e morto sem o menor critério. Eu, sinceramente, consideraria o suicídio uma boa opção (mas eu teria que planejar isso sem mudar minha expressão facial, se não seria preso antes por cometer um pensamento-crime).

Mesmo todos concordando que qualquer controle como esse descrito em Electric Eye é prejudicial, a sociedade cada vez mais vem seguindo o caminho do controle dos indivíduos. Nas grandes cidades é quase impossível sair de casa e não ser filmado várias vezes por câmeras de segurança. Muitas vezes se discute mais como ocupar o tempo livre do jovem para que ele não caia nas drogas, ou na criminalidade, do que como melhorar sua educação ou qualidade de vida. Temos satélites monitorando boa parte da superfície terrestre do planeta. Tudo isso acontece devido a uma mistura de medo e ganância.

Mesmo esse sentimento de insegurança, que justifica controlar a privacidade ou o tempo livre das pessoas, pode ser resultado da ganância de pessoas muito espertas. Ninguém acha estranho ter um programa que dura a tarde toda falando de violência urbana? Meu prédio, em quase 30 anos, nunca foi assaltado, mas agora tem suas câmeras na entrada, mesmo tendo um vigia durante toda a noite. A faculdade que eu cursei tinha várias câmeras para dentro do campus e nenhuma na entrada!

Esse clima de insegurança não só faz com que as pessoas gastem com sistema de alarmes caríssimos e de vigilância excessiva, mas também justifica medidas questionáveis de governos. Eu já ouvi gente dizer que gostava da ditadura por que tinha mais segurança. É o medo do terrorismo internacional que legitima os EUA invadir um país soberano que nunca o atacou. É melhor ficarmos espertos antes que abdiquemos da nossa liberdade em prol de uma proteção desproporcional.



4 comentários:

  1. Olá!!!
    Minha primeira visita ao blog e achei muito legal, pois a primeira coisa que pensei pra essa mensagem de Eltric Eye foi uma câmera.
    É estranho que as pessoas prefiram ser vigiadas e vigiar quando se podem fazer muitas outras coisas construtivas. O que observar a vida do outro vai me trazer de vantagem???

    Parabéns pelo blog e visite sempre o Pensando Música.

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. gostei das analises das letras desse site cara,ainda mais no heavy metal,que tem letras bem aprofundadas e críticas.Pra mim a eletric eye representa a perda de liberdade das pessoas e a sensaçao de estarmos sempre sendo vigiados por alguem,algo como espião da cia heehhehehe.Se puder postar mais analises do priest,poste uma da breaking the law(que deve ser sobre a juventude britânica da época,trabalho em fabricas etc.)ou a hell bent for leather(so a vejo como glorificação ao heavy metal!)

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu blog, parabens cara

    se der da uma olhada no meu blog

    http://pubdorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sei se já existia essa idéia na época, creio que não, mas eu li essa letra e só pensei nos prováveis satélites espiões dos EUA nos observando a todo tempo, como no M.I.B.

    Mas como a Jow falou, chega a sser triste ver que as pessoas preferem gastar seu tempo observando a vida dos outros como forma de entretenimento ao invés de viverem suas próprias se entretendo. Ou melhor... é meio triste ver pessoas se entretando com o entretenimento dos outros :S.
    Sei lá.. me perdi, mas vocês reflitirão e entenderão.... kkkkkk

    ResponderExcluir