terça-feira, 6 de setembro de 2011

Raio X: Armageddon - Durma e sonhe os sonhos que você vendeu


Ouçam pecadores, esta é a profecia
A revelação do seu próprio destino
Você teve um sonho uma vez
Um sonho que você vendeu
E agora meu irmão
A aniquilação é prevista

Você lembrará os tempos antigos?
Quando nós viajávamos pelo ar
Quando o dia do julgamento chegar

E quando o mundo for soprar
No seu coração levando sua alma
No Crepúsculo do Sol

Eu acredito que não há amanhã
Quando todos afundarmos em tristeza
Quando o dia do julgamento finalmente chegar

É o fim do mundo como nós o conhecemos
E está apenas começando
Os olhos do mundo estão se fechando para sempre
Quando o dia do julgamento chegar
Você não vai me ajudar agora?

Agora me diga mãe-terra
Oh, nós demos errado
No coração de cada um
Você lembra como isso começou?
No deserto, no crepúsculo do Sol
Tudo definitivamente morto
Você pode me curar? Eu não sou o único
Você pode me sentir? Eu não quero ser desfeito
Eu sou todo mundo

Salve-me desse inferno na terra.
Eu não quero saber de mais um conto
Alguém me ajude durante este caminho
Ouça-me Agora

É o fim do mundo como nós o conhecemos
E está apenas começando
Os olhos do mundo estão se fechando para sempre
Quando o dia do julgamento chegar
Você não vai me ajudar agora?

Todas as criações de Deus estão mortas e enterradas
Nossa revelação, o dia do julgamento chegou
Para todo o sempre eu me manterei sozinho
A fúria final terá começado
Quando o dia chegar

Guardiões dos monstros da Terra.
Leve nossas vidas embora
E você sempre será esmagado
Mantedores da escuridão neste mundo
Nós não nos renderemos para a maldade de seu nascimento

Esperança nunca morrerá
E o céu azul limpo e ensolarado
Irá aliviar a dor
Guardiões dos monstros da Terra.

Não nos leve para a tentação
Salve-nos das revelações

Eu me mantenho sozinho, mantenho sozinho
Mantenho sozinho, dentro da minha cabeça

Ninguém pode ouvir, ninguém pode ouvir
Ninguém pode ouvir meu pequeno mundo

Santo pai me leve nas suas asas do amor
Eu gostaria de viver para sempre livre!

É o fim do mundo como nós o conhecemos
E está apenas começando
Os olhos do mundo estão se fechando para sempre
Quando o dia do julgamento chegar
Você não vai me ajudar agora?

Ouçam pecadores, esta é a profecia
A revelação do seu próprio destino
Durma bem e sonhe
O sonho que você vendeu
E agora meus irmãos
Este mundo está lentamente esfriando.



Hoje o raio-x será sobre a música ganhadora da enquete: "Armageddon" do Gamma Ray. Várias músicas do Gamma Ray poderiam ser usadas para tratar dos mais diversos temas. A grande maioria das músicas da banda trata de temas muito interessantes e de forma muito bem elaborada. Armageddon é uma interessante interpretação do apocalipse.

A música já entrega logo em seu começo que tratará de um fim do mundo místico, porém ainda na primeira estrofe surge a causa deste Armageddon, quando a letra dá a entender que o problema é o sonho vendido. Então surge a dúvida, os elementos míticos são apenas metafóricos para enfeitar uma crítica, ou a própria crítica está incorporada pelas profecias?


Armageddon trás vários elementos de narrativa, vários versos tentam trazer o ouvinte para a situação apocalíptica. Não dá para entender Armageddon apenas como uma alegoria para uma crítica e nem apenas um conto, é uma mistura dos dois. Além disso, o ouvinte não é só um espectador, a letra está sempre incentivando o ouvinte a se imaginar dentro da história.

A parte mais enigmática da música na minha opinião está no refrão, quando ouvimos que “Este é o fim do mundo como nós o conhecemos”. Este trecho dá a entender que não é o fim definitivo, porém não há mais nenhuma outra referencia a isso durante o resto da música. A impressão que passa é que o refrão é meio descolado do que acontece na narrativa, como se fosse um pequeno resumo, ou algo do tipo.

Após o refrão a música assume uma dicotomia, enquanto antes parecia que todos estavam condenados, neste segundo momento há uma divisão entre “nós” e “eles”. Isso reforça a ideia de uma Armageddon causado pelos nossos erros como seres humanos. Esses “guardiões dos monstros da Terra” seriam esse eles, talvez grandes empresários gananciosos, políticos corruptos etc.



Acho muito legal a ideia de sonhar o sonho vendido. Muitos de nós criamos espectatívas ambiciosas para o nosso futuro. Quando ainda podemos apenas sonhar, nunca nos imaginamos como uma pessoa comum que faz algo entediante para viver. Porém quando nos vemos nessa situação, ao invés de tomarmos uma atitude para mudar e ir em busca de algo que valha a pena, nós acabamos nos convencemos que essa vida é a forma mais segura e tranquila. Só nos resta conseguir dormir bem, para que talvez sonhemos com a vida que nunca tivemos coragem de buscar.

Trazendo essa interpretação do sonho para a humanidade, a metáfora fica ainda mais interessante. A humanidade passou toda a sua história discutindo noções de justiça e como melhorar suas condições de vida. Vimos várias revoluções e guerras para criar um mundo mais livre e mais igual. Agora, no entanto, parece que a humanidade desistiu de seu potencial transformador. Nos contentamos com algumas pequenas mudanças pontuais, ninguém mais acredita em um mundo justo. Isso em um momento que finalmente temos tecnologia para produzir o suficiente para todos e para uma integração maior das diferentes áreas do globo. Qual será que foi o pagamento para humanidade desistir de seu sonho?

O que fica da música, além da ótima interpretação de um fim do mundo pelo Gamma Ray, é que, se queremos mudar algo, devemos mudar agora.

Um comentário:

  1. O que é pior é que a gente nem percebe que estamos nos adptando àquilo que é esperado de nós. Nem os nossos sonhos são livres.
    Mais um post fantástico!

    ResponderExcluir