sábado, 24 de setembro de 2011

Review: Khaos Legion - Trazendo o "kaos" para os paradigmas


O heavy metal é um estilo musical muito difundido e atinge vários grupos sociais. Você encontra fãs de heavy metal em quase qualquer lugar que as pessoas tenham acesso irrestrito a música. Porém, existem algumas regularidades, uma delas é que há menos mulheres participando das bandas do que homens. Uma visão mais ingênua poderia dizer que isso é resultado da falta de capacidade das mulheres terem a agressividade necessária, mas Angela Gossow e o Arch Enemy mostram mais uma em “Khaos Legions” que isso está errado.



Khaos Legion me impressionou pela diversidade de sonoridade. É muito difícil definir em que “caixa” colocar a sonoridade dos caras. O álbum transita entre Death, Black, Thrash e Power. A união harmônica entre o peso de Riffs e linhas melódicas de guitarra é um dos pontos altos do CD. Além disso, as músicas são muito bem trabalhadas, variações rítmicas e melódicas são usadas diversas vezes e normalmente com sucesso.

Mas não tem como falar de Arch Enemy sem ressaltar o vocal da Angela Gossow. Até eu ouvi-la cantar, não imaginava que era possível uma mulher cantar tão agressivamente, até porque eu mesmo nem imagino como um ser humano consegue manter uma voz dessas durante um show inteiro. É uma experiência interessante mostrar Arch Enemy só em áudio pra alguém, depois mostrar um clipe deles e ver o espanto na cara da pessoa.



O espanto em ver uma moça baixinha à frente de uns marmanjões cantando músicas tão fortes e pesadas mostra que o heavy metal ainda não é acessível na mesma proporção em todos os meios sociais. A falta de mulheres guitarristas reconhecidas é emblemática, quando vai aparecer a Angela Grossow das guitarras? Você mulher que gosta de ouvir heavy metal, sabe tocar algum instrumento? Se não, o que está esperando? Bem, isso é assunto para depois.




Nenhum comentário:

Postar um comentário