terça-feira, 9 de agosto de 2011

Raio X: The Number of the Beast - Fuja da Maligna Horda Cantante (parte 1)




Narrador: Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. (Apocalipse cap. XII ver. 12). Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse cap. XIII ver. 18)

Eu saí sozinho
Minha mente estava vazia
Eu precisei de tempo para pensar, para resgatar as memórias de minha mente

O que eu vi?
Poderia eu acreditar?
Que o que eu vi aquela noite era real e não apenas fantasia

Logo o que eu vi
Nos meus antigos sonhos
Seriam reflexões da minha mente perturbada me espreitando?

Porque nos meus sonhos
Está sempre lá
O rosto maligno que retorce minha mente e me leva ao desespero

Yeah!!

A noite está escura, não adianta eu me esconder
Porque eu tinha acabado de ver, alguém me observando
Na neblina, figuras negras se moviam e se retorciam
Será que era mesmo pra valer ou apenas alguma forma de inferno

666 o número da besta
Inferno e fogo foram gerados para serem liberados

Tochas foram acesas e cantos sagrados foram entoados
E eles começaram a clamar, com as mãos levantadas aos céus
Durante a noite, os fogos queimavam forte
O ritual tinha começado, o trabalho de Satã estava feito

666 o número da besta
O sacrifício está acontecendo nesta noite

Isso não pode continuar, eu preciso informar as autoridades.
Isso ainda poderia ser real, ou apenas um sonho maluco?
Mas me sinto atraído para a maligna horda cantante
Parecem hipnotizar, não dá para evitar seus olhos.

666 o número da besta
666 o número para mim e para você

Eu estou voltando, eu retornarei
E possuirei seu corpo e te farei queimar
Eu tenho o fogo, tenho o poder
Tenho o poder de fazer o meu mal seguir o seu curso


Esta é a minha tradução do clássico “the number of the beast” do Iron Maiden. Essa música está sempre entre as citadas para comprovar o satanismo no heavy metal, a ponto de terem censurado a banda de tocar no Chile em 1992. Hoje em dia essa discussão está um pouco ultrapassada, mas ainda gera discórdia, afinal, por que eles não falam de outra coisa?

Claramente a música narra um evento sinistro, que não parece acabar muito bem. Pense bem, você tem constantemente sonhos assustadores com o anjo caído, resolve sair à noite sozinho e de repente o sonho começa a se repetir. Você não sabe se é realidade ou não, só o que você sabe é que hordas cantando músicas satânicas começam a te deixar maluco. O nível de insanidade é tão grande, a ponto de você achar realmente importante “avisar as autoridades” ou “avisar a lei”, eu ficaria muito mais preocupado em rezar um pai nosso, achar algo de metal para encostar, cruzar os dedos, sei lá! No fim das contas, você se juntou àquela horda de figuras retorcidas cantantes e agora sai ameaçando as pessoas, dizendo que vai possuir o corpo delas. Não parece ser nada agradável.

É interessante perceber que no fim da letra e no refrão, parece que o eu lírico é o próprio tinhoso, mas acredito que há a possibilidade de ser o mesmo personagem sonhador pirado do começo da música. Essa minha dúvida surgiu pelo fato de ele parecer vencido na parte que ele diz “Mas me sinto atraído para a maligna horda cantante / Parecem hipnotizar, não dá para evitar seus olhos.”. De duas uma: ou ele se perdeu completamente, foi possuído e agora ameaça o ouvinte; ou ele realmente estava sonhando e acordou no ápice do pesadelo, não sem antes ouvir um recado do chifrudo. De qualquer forma, em nenhum momento há um alívio do terror acometido na música.

Supondo que Satã tenha realmente encomendado essa música para disseminar o ódio e atacar os bons costumes sagrados, isso ainda não tiraria o valor artístico de The Number of the Beast. A estrutura da música é circular, é como se o evento se repetisse inúmeras vezes em uma mente perturbada. O vocal do Bruce Dickinson da uma sensação de realidade rara em uma música, quase uma atuação. O Riff inicial cumpre uma função de trilha sonora, como em um filme, criando o clima de tensão. Tudo isso combinado, no ano de 1982, deve ter causado um grande alvoroço.

Durante os meus 12 anos, essa música era sempre uma das mais difíceis de defender quando diziam que rock era coisa do diabo. Naquela época, não me importava muito com a letra da música, eu ficava encantado com os riffs e com a melodia, isso era o suficiente pra mim. O meu inglês era inexistente, mesmo com a ajuda de um dicionário, era difícil explicar sobre o que era aquela música que eu ouvia compulsivamente. Claramente, eu defendia que era uma letra de terror e que não tinha nada de mais. Mas para agravar a situação, a capa do CD homónimo mostra o Eddie, mascote da banda, “manipulando” o demônio, um prato cheio para sensacionalistas de plantão.



Uma música tão controversa não poderia alcançar o patamar de hino do rock, se não estivesse inserida no contexto de sua época. Estamos falando de 1982, 3 anos antes Margaret Thatcher assumia como primeira-ministra inglesa e começavam as suas políticas neoliberais. Nesse momento o movimento Punk e o New Wave of British Heavy Metal encontraram terreno fértil para desabrochar. Com letras contestadoras e sonoridade mais agressiva, esses estilos encontraram um público de jovens desempregados nos pólos industriais britânicos.

Essa foi a primeira parte deste post que ficou gigantesco! Na minha próxima postagem, falarei sobre o contexto em que essa música foi criada e rebaterei a ideia de satanismo nessa grande música.

4 comentários:

  1. "É interessante perceber que no fim da letra e no refrão, parece que o eu lírico é o próprio tinhoso" hahaha muito bom. Vamos aguardar a segunda parte...

    ResponderExcluir
  2. É legal ver coisas alegóricas, gosto de rir de vez em quando!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da parte 1, The number é uma das músicas com melodia/tema/letra mais foda do Maiden! Creio eu que, a ultima parte da música, é o proprio caramunhão falando, super triste por ter perdido uma alma perdida (trocadilho infame, tum dum pá!) Só que o caramunhão ainda tem esperanças de pegar o rapaizinho que sofre com essas coisas ^^

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu texto. to seguindo o blog

    segue o meu aí tambem hehe

    http://genioeretardado.blogspot.com/

    ResponderExcluir