domingo, 6 de novembro de 2011

Review: Call to Arms - Firme e forte contra todas as probabilidades


Quando se fala de um estilo de música que existe há 43 anos, é impossível esperar que ele se mantenha intacto por todo esse tempo. Junto com essas mudanças, tanto os fãs quanto as bandas têm que escolher entre seguir o fluxo ou manter-se em um paradigma temporal. É esse dilema que separa fãs de diversas bandas, enquanto alguns se fixam nos primeiros CDs como os únicos que merecem ser ouvidos, outros acompanham a trajetória da banda e, algumas vezes, até preferem os CDs mais atuais. O desafio de uma banda de heavy metal é sempre fazer um som que, ao mesmo tempo em que respeite a sua história, não deixa o seu som envelhecer. Em “Call to Arms” os caras do Saxon Conseguiram.



Call to Arms é um ótimo CD para quem gosta da sonoridade de um heavy metal mais clássico. Saxon não deixou para trás toda sua história neste disco. Ao mesmo tempo, As composições não são exatamente o que eram nos anos 80. Como um álbum mais “clássico”, vários elementos de heavy metal que normalmente buscamos são encontrados em abundância em “Call to Arms”: riffs presentes, refrões marcantes, temas épicos, temas despretensiosos, músicas lentas, músicas rápidas etc.

O impressionante é ver uma banda em seu 19º álbum e com músicas que respeitam sua história. Muitas bandas com o tempo acabam ou se reinventando, ou perdendo o jeito. O risco de uma banda com mais de 30 anos de história sempre corre é o risco de virar uma banda cover de si mesma. Isso definitivamente não acontece em “Call to Arms”



Gostei muito do disco, principalmente das músicas mais rápidas como “Afterburner” e “Surviving Against the Odds”. A “Back in 79” é muito interessante pelo seu clima nostálgico que representa muito bem o CD. O Álbum fecha com a ótima “Ballad of the Working Man” com uma letra foda. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi arte da capa com o seu clima de primeira guerra mundial (ou alguma outra, sei lá). Ouçam “Call to Arms” não vão se arrepender!


Um comentário:

  1. é um som muito enérgico e gostoso de ouvir!!! Mesmo com meus ouvids surdos eu consegui ouvir. Então é bom!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir