domingo, 27 de novembro de 2011

Review: Break the Silence - O CD no qual você pode cantar junto com os riffs!


O heavy metal é um estilo bem estigmatizado. Quem não o conhece muito bem, muitas vezes já imagina que é tudo meio barulhento e parecido. É muito comum alguém que não goste de rock não dar uma chance a uma banda se ela for de heavy metal, mesmo que essa banda faça um som bem acessível. Há, também, muito tempo que a música erudita saiu do cardápio da maioria das pessoas. Alguns poderiam dizer que esse tipo de sonoridade envelheceu. Claro que quem acredita nisso não ouve metal, muito menos Van Canto!



Van Canto é uma banda de Power Metal que usa o jeito “a capella” de se fazer música para causar um efeito épico foda. Graças a isso ficaram até que conhecidos devido aos ótimos covers de músicas de bandas de metal famosas. Mas, mesmo com toda essa peculiaridade, as músicas de composição própria são ótimas! Isso fica bem claro no CD da Banda o “Break the Silence”

O CD é uma mescla de covers e composições próprias. Acho que nos covers a falta da guitarra tira um pouco do peso das músicas, devido a isso as músicas mais leves combinam mais, como na Bed of Nails (melhor música do Alice Cooper, na minha opinião)  ou na Master of the Wind, que aliás ficou melhor que a versão original do Manowar e é uma das melhores músicas do Break the Silence. Mas a jóia do CD são as composições próprias. Pelo fato de ter vário bons vocalistas, eles podem criar diversas sonoridades que dão ao álbum um clima épico difícil de alcançar.



Entre Covers e músicas próprias, as recomendadas são a “If I Die in Battle”, a “Primo Victoria” e a “Neuer Wind”. Eu admito que tenho um defeito: dificilmente eu gosto de “baladinhas”, mas há exceções e normalmente envolvem um bom vocal, e não há banda melhor para eu abrir uma exceção do que o Van Canto com a sua “Spelles in Water”, foda. A banda não perde em nada por sua diferenciação, o que falta em peso, sobra em criatividade, Break the Silence é um CD que você não pode deixar de ouvir!

Um comentário:

  1. Essa banda é realmente muito legal! Mesmo desvirtuando a ideia, dá vontade de ouvir umas guitarras junto com esses vocais todos...
    Mas há controvérsias quanto a sua afirmação de não gostar muito de baladinhas, rsrsrsr

    ResponderExcluir