segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Profile: Heavy Metal - A Origem

Hoje vamos falar do começo do heavy metal. É sempre muito difícil definir quando algo começa e termina na arte, acaba sendo sempre uma questão de convenção no fim das contas. Ainda no fim dos anos 60 houve uma mudança forte de perspectiva no Rock and Roll. Como já visto no profile anterior, alguns atribuem o inicio do Hard Rock ao primeiro disco da banda Blue Cheer. Em uma pesquisa rápida pela internet, você verá que eles também são considerados por alguns como o começo do heavy metal, mas, para a história, o disco homônimo de estreia do Black Sabbath é considerado pela maioria como o primeiro disco do estilo.



Claro que, se comparado com o rock produzido na Inglaterra nessa época, o Black Sabbath estava inserido dentro do Hard Rock nascente, não havia uma ruptura clara ainda nessa época. Mas o que fez o Álbum se diferenciar do resto e, visto posteriormente, ser atribuído como fundador do heavy metal, foi o seu distanciamento do clima lúdico tão característico do Rock and Roll ate então. Quando ouvimos as bandas do fim dos anos 60 e do começo dos anos 70, não encontramos o clima ocultista do Black Sabbath. Foi com Ozzy Osbourne (Vocal), Tommy Iommi (Guitarra), Geezer Butler (Baixo) e Bill Ward (Bateria) que o Rock começou a assumir de vez esse lado “preto” em oposição a toda psicodelia vigente. A idéia dos caras era fazer um som de terror, inspirados nos filmes e na literatura do estilo.

Com o passar dos anos 70, o Black Sabbath continuou sua forte caminhada para se tornar uma das mais importantes bandas de Rock da história. O segundo disco da banda foi o “Paranoid” que foi um grande sucesso de público e crítica. “Sabbath Bloody Sabbath” e “Sabotage” também marcaram a história dos anos 70 na música pesada. Apesar de grandes músicas compostas e diversos prêmios, a banda viveu tempos de altos e baixos devido, principalmente, ao abuso de drogas. No fim dos anos 70, a banda decidiu despedir Ozzy por pressão de gravadora e por sua falta de comprometimento. Em seu lugar foi contratado Ronnie James Dio que influenciou muito na sonoridade da banda graças a sua visão peculiar de composição e sua capacidade de criar linhas de vocal mais complexas. Foi nesse contexto que a banda lançou Heaven and Hell, um dos CDs mais bem sucedidos da carreira da banda. A história do Black Sabbath vai longe e recentemente foi anunciada a reunião dos integrantes originais para o lançamento de mais um CD, a torcida fica para que o legado continue! Músicas que eu gosto muito dos caras são a "Iron Man" e a "Heaven and Hell"



Apesar de a banda considerada como fundadora do heavy metal ser o Black Sabbath, foi o Judas Priest a primeira banda a definir o que separava realmente o heavy metal do hard rock dos anos 70. A grande importância do Judas Priest foi a superação da sonoridade mais puxada para o blues que o rock pesado tinha até então. Eles conseguiram reunir as inovações de bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep purple e unir com elementos próprios como o vocal mais agressivo de Rob Halford e a utilização de duas guitarras. Mesmo muito do heavy metal já estar no Black Sabbath, Judas é a primeira banda que é definitivamente heavy metal. Apesar de toda essa inovação, o sucesso maior da banda viria nos anos 80 devido ao New Wave of British Heavy Metal, que deixou o estilo mais em evidência. Judas Priest é uma banda que sempre soube se reinventar e tem diversos álbuns ótimos por toda a sua carreira. Minhas recomendações são "All Guns Blazing" e "Death Row".



Enquanto Judas Priest Foi importante para distinguir o heavy metal do hard rock dos anos 70, no final desta década, o Motörhead trouxe novos paradigmas que guiariam o estilo nos anos 80. Com forte influência do Punk, A banda fazia um som que alguns chegam a definir como o início do thrash metal e do speed metal. Além disso, a sonoridade Punk da banda acabaria influenciando bandas do NWOBH que beberam muito nessa fonte. "Ace of Spades" e "Iron Fist" são músicas que tem que estar no repertório de qualquer fã de metal!

Os anos 70 não foram tão generosos para as bandas de heavy metal quanto foram os anos 80. Mas foi nessa época que o estilo nasceu, mesmo sendo sustentado por apenas alguns grupos isolados. Vai ser na década seguinte que o heavy metal vai ter o grande boom criativo. Várias outras bandas de hard rock tinham suas músicas que se confundiam com o heavy metal nessa época, o que deixava o estilo um pouco na aba do hard rock, uma ovelha negra. Mesmo assim muita coisa boa foi produzida e é sempre bom voltar às origens.


Um comentário:

  1. Eu realmente considero que o início veio com o Black Sabbath. Há quem fale em Led Zeppelin, mas ainda acho o Led muito progressivo pra ser Heavy Metal. Mas considero que durante essa passagem pros anos 80 onde surgiram as grandes bandas de metal de verdade, não podemos mesmo esquecer de Motörhead. Boa análise!!!

    Cadê você que nunca mais apareceu no blog, parceiro??? Tá cheio de novidades lá!!! Aguardo você.

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir