domingo, 8 de janeiro de 2012

Review: Balls Out - Nada combina mais com Glam Metal do que bom (ou péssimo) humor


Atenção: Este post não é nenhum pouco recomendado para pessoas sem senso humor, feministas, defensores dos direitos humanos, pessoas politicamente corretas etc. Resumindo: este post não é recomendado para ninguém com o pingo de bom senso.

Quando olhamos para os anos 80, auge do Glam Metal e da adoração dos “rockstars” e paramos apenas para ler as letras, temos a impressão de que foram tempos belos e românticos. É praticamente impossível uma banda de Hard Rock dessa época que não tivesse várias baladinhas com juras de amor infinito. Mas sabemos que na prática o que acontecia era o inverso. Pelo menos a fama dos astros do rock passava longe da monogamia e do respeito as nossas companheiras do sexo feminino. Como seria se eles fossem sinceros nas músicas? É dessa premissa que vem o humor do álbum “Balls Out” do Steel Panther.



Eu gostei muito da sonoridade do CD. Apesar de ser uma banda de paródia, o Steel Panther não economiza nas composições. Talvez soe um pouco “anos 90” de mais; mas eu gosto muito deste tipo de Hard Rock, não ligo de ouvir seus clichês de novo. O som parece muito com Skid Row, Mötley Crue, Mr. Big e afins e acho que esse tipo de música fez falta nesse ano de 2011. Apesar de bem clichês, as baladas têm melodias interessantes e as músicas mais pesadas têm riffs legais e um bom vocal de Michael Starr (Ralph Saenz).

Apesar de o CD já valer pela sonoridade, as letras são um show a parte. A banda vai ao limite da falta de noção e escreve as coisas mais absurdas que você possa imaginar. As letras são de botar inveja em qualquer funkeiro, duas das músicas são apenas sobre sexo anal, outras duas explicam como se tratar as mulheres e por aí vai. É muito difícil para qualquer pessoa ler essas letras e não se sentir ofendido (e, principalmente, ofendida) por alguns trechos como É para isso que as garotas são feitas: costurar, cozinhar e ter boa aparência, ou então: Acerte-a na bunda, trate-a como um bixo, foda aquela moça direito, isso porque eu peguei leve na tradução (e na escolha dos trechos).



Mas, se você consegue relativizar e levar na brincadeira, o Balls Out é uma ótima pedida para quem gosta de Glam Metal. Eu gostei muito das músicas “Tomorrow Night”, “Gold-Digging Whore” e da “Supersonic Sex Machine”. As baladas são mais legais pelo humor mesmo, até o Starr ri durante a gravação de “Weenie Ride”. Se você puder desligar seu pudor e o seu bom senso, ouça Balls Out!


2 comentários:

  1. O som é bom e realmente, é daqueles que fazem falta. Só acho que pra entender as letras, basta olhar as fotos dos caras ou a atuação deles nos clipes: eles querem ser mulheres!!! kkkkkkkkkkk

    =**, Jowzinha
    Pensando Música

    ResponderExcluir
  2. o Álbum é mto0o bom,tem um som bem porrado,meio moderninho demais pro hard,mas é o tempo em que vivemos,eu ainda prefiro as gravações analógicas...
    mas o album tem um som mto bom,que faz falta,e as letras é aquele lance,é comédia,é paródia,não é pra levar a sério
    o Steel Panther,junto com outras bandas como o The Darkness e o Airbourne,é uma das poucas bandas de hard da minha geração,^^

    ResponderExcluir